Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Biografia da Professora Teresa Neuma Pereira Pedrosa



Teresa Neuma Pereira Pedrosa, a ¨Tia Vivy ¨, foi daquelas mulheres que vêm ao mundo predestinada a cumprir uma missão em uma curta vida terrena, e tão logo a cumprem, partem de volta para o reino da espiritualidade. Como se fosse uma estrela cadente, iluminava o firmamento durante um fragmento de tempo e, depois, desaparece deixando a escuridão para os que não se conformam com a sua partida.
Nascida em Campina Grande-PB, filha do Tem. Milton Pereira da Silva e de D. Nazinha Barbosa, morou no Crato-CE, Mossoró-RN, João Pessoa-PB e em Tabatinga-AM, às margens do Rio Amazonas. Seguia os deslocamentos do pai que serviu em vários unidades do Exercito Nacional.
Finalmente, seu pai foi transferido para o Quartel da 22ª CSM em Caruaru, e Teresa Neuma chegou à cidade em que iria cumprir a sua missão.
Concluiu o Curso Pedagógico no Colégio das Freiras Beneditinas. Aprovada em concurso público para o Magistério da Rede Estadual de Ensino, escolheu o Povoado de Pau Santo para começar a lecionar, passando a semana na zona rural, onde ajudava a concretizar a idéia de que as crianças do interior podem receber o ensino fundamental na própria comunidade.
Foi professora da Rede Municipal na Escola Dom Miguel de Lima Valverde, na localidade de Brejo Novo; sendo transferida para o Colégio Nicanor Souto Maior como professora do 2° Grau, vez que já havia concluído o Curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Ensinou também, na escola mantida pelas irmãs franciscanas, Nossa Senhora de Fátima.
Foi nomeada Diretora da Escola Estadual Adélia Leal, no segundo governo de Miguel Arraes de Alencar, que recebia estudantes de Salgadinho e da Vila Teimosa, dedicando-se inteiramente a resgatar a dignidade de uma escola pública destinada atender uma comunidade descrente da qualidade do serviço público.
Durante o período da sua direção na escola acima citada, foi acometida por uma doença, que a obrigou a lutar por um ano e seis,por sua vida.
Durante esse tempo, Teresa Neuma demonstrou uma coragem e dignidade diante da doença, que provocou a admiração dos médicos, amigos e parentes que acompanharam o seu sofrimento.
A professora Teresa Neuma, que as colegas e alunos chamavam de ¨ Tia Vivy ¨, foi casada com o professor Antonio Cláudio Pedrosa e deixou dois filhos: Spartacus e Ciro Pereira Pedrosa. Portanto, prestar-lhe uma homenagem representa uma honra para esta casa, vez que a mesma prestou relevantes serviços para a região, o que nos leva a solicitar dos senhores membros da Comissão de Legislação e Redação de Leis, que emitam parecer favorável, para que possamos reverenciá-la através do projeto de lei ao qual acostamos a presente justificativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário